PROJETOS
Mais Cultura nas Escolas - projeto Arte Educa nas Entrelinhas (2014)

O projeto Arte Educa nas Entrelinhas, realizado pela Arte Movimenta, aconteceu na comunidade da Escola Estadual Básica Jurema Cavallazzi, no bairro José Mendes, em Florianópolis, de 25 de junho a 22 de dezembro de 2014, com o incentivo dos Ministérios da Cultura e Educação, parte do programa Mais Cultura nas Escolas. Os objetivos do projeto foram reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção cultural, bem como contribuir com a formação de público para as artes e ampliar o repertório cultural da comunidade escolar.

 

Foram realizadas diferentes oficinas e rodas de conversas para alunos, familiares e comunidade, ministradas por Raquel da Silva, Eduardo de Souza e Neiva Ortega. Entre elas, oficina de cerâmica figurativa e oficina de observatório ambiental, em que se buscou vivenciar o conhecimento sobre a arte popular no barro e cerâmica figurativa, a queima das peças de barro e cerâmica, no fogo, com madeiras reaproveitáveis, a pesquisa e vivência do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental no José Mendes, bem como se discutir sobre vivência na gestão organizacional cultural, produção individual e coletiva da comunidade.

 

Foram realizadas visitas técnicas monitoradas no Largo da Alfândega, nas exposições e lojas de peças artesanais da cultura popular e na Escola de Oleiros, em São José, Grande Florianópolis. 

As ações do projeto incluíram: visita ao Museu do Homem do Sambaqui (no Colégio Catarinense), rodas de conversa e exposição das obras criadas pelos alunos das duas oficinas.


Fotos: Cristiano Prim