PROJETOS
Projeto Bandas SC - Oficina de Gestão e Cartilha (2008/2009)

O Curso de Gestão da Corporação, parte das atividades do Programa Nacional Bandas de Música (Projeto Bandas) da Funarte, foi realizado em Santa Catarina em maio de 2008, em 15 diferentes regiões do estado. Formou-se o Núcleo de Gestores das Corporações Catarinenses, com 244 gestores e 180 corporações de diferentes modalidades de 80 municípios. Integraram este modelo pioneiro, apresentado para o país a partir desta experiência, as cidades de Vidal Ramos, Blumenau, Araquari, Rio Negrinho,Videira, Irani, Marema, Maravilha, Palma Sola, Itapiranga, Lages­, Joaçaba, Laguna, Florianópolis e Itajaí.

 

A cartilha Gestão da Corporação foi lançada em 2009 e contou com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Associação de Amigos do Museu da Imagem e do Som. Distribuída gratuitamente para as bandas cadastradas no projeto, a cartilha contém textos sobre formas de organização da corporação, com o objetivo de fornecer instrumentos aos grupos, como uma ferramenta de auxílio para a administração, garantindo melhor aproveitamento dos recursos públicos já investidos em instrumental e equipamentos. O projeto almeja dentro do oferecimento de informações, fazer com que cada município consiga organizar a sua corporação e que as mantenha através de parcerias, buscando recursos em fontes diversas.

 

O livreto traz, ainda, um manual prático que ensina passo a passo como fazer a manutenção dos instrumentos e resolução de problemas mais freqüentes relacionados ao cuidado e preservação dos aparelhos musicais. Há, também, um guia com as nomenclaturas dos principais instrumentos que compõem uma banda.

 

Leia mais sobre o Projeto Bandas SC aqui