EQUIPE
Membros da executiva da Instituição atualmente

Wlamir Nápoli – Presidente do Instituto Arte Movimenta

Natural de São Paulo, foi vice-campeão paulista individual e brasileiro de ginástica artística pela equipe de São Paulo. (1974 a 1978)

Formado em ballet clássico pela Royal Academy of Dance foi bailarino da Cisne Negro Cia. de Dança, SP, Corpo de Baile do Teatro Municipal do RJ, Balé da Cidade de São Paulo, Grand Theatre de Genéve, na Suíça e ainda no Teatro Estadual de Wiesbaden, na Alemanha. (1980 a 2002)

Técnico em Massoterapia formado pela E.O.M.A. Escola Oriental de Massoterapia e Acupuntura em SP, trabalhou como massoterapeuta na fisioterapia do Cirque du Soleil (2002 a 2012).

Ministra cursos de massagem terapêutica relaxante para pais e filhos e técnica de relaxamento e alongamento de forma lúdica e divertida.

 

Ana Luiza Ciscato – Coordenadora do Projeto

Professora, psicopedagoga e coreógrafa, Ana Luiza Ciscato usa a dança como ferramenta para a inclusão, formação e profissionalização de pessoas com deficiência. A Cia. de Dança Lápis de Seda é o resultado de um trabalho de mais de 25 anos de pesquisas e práticas, que começou com a aplicação do método cubano de Psicoballet em crianças e jovens com diversas questões sociais, psicológicas, intelectuais e motoras na cidade de São Paulo. De lá para cá, agregou outras técnicas e vivências ao trabalho, incluindo o método DanceAbility, técnicas de teatro, dança contemporânea e, principalmente, buscando sempre novas formas de olhar e escutar, explorando as deficiências e eficiências de cada um e brincando com as misturas entre corpos na sala de aula e no palco. Em 2003, fundou a Estação Dançar, primeira escola de dança com foco em inclusão de Florianópolis. Em 2012, o grupo Apae Dança Florianópolis foi convidado para participar do espetáculo que abriu os Jogos Náuticos da Olimpíada, na Inglaterra. Para os bailarinos do grupo, com e sem deficiência, e para a Diretora Artística e coreógrafa, foi uma experiência inédita de ocupar novos espaços, conhecer novos lugares e novas pessoas. De volta ao Brasil e inspirada por essa experiência, funda a Cia. de Dança Lápis de Seda, que busca possibilidades cada vez mais inovadoras de inclusão, promovendo criações coletivas e estabelecendo um grupo sólido, profissional e inclusivo de bailarinos.

 

​Marta Cesar – Diretora de Projetos

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) em 1985, seguiu a carreira artística que já desenvolvia como bailarina do Balé da Cidade de São Paulo. Especialista em Dança Cênica pelo Centro de Artes da UDESC, atuou em diversas funções na área cultural, especialmente na área da dança e da música na esfera nacional e internacional. Durante 20 anos no Estado de Santa Catarina desenvolveu funções na área da produção e gestão cultural, atividades pedagógicas, acadêmicas e artísticas, tais como Coordenação da Escola de Música da Fundação Cultural de Rio do Sul e Produção do Grupo Cravo-da-Terra em Florianópolis, assim como atuou na área política como representante de Santa Catarina no Colegiado Setorial de Dança (2005-2011), vice-presidente da APRODANÇA – Associação dos Profissionais de Dança de Santa Catarina (2010/2011) e presidiu o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis (2010/2011). Foi Diretora de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (2013/2016) e dirigiu o Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea (2006/2017). Atua como autônoma na formatação e prospecção de projetos na área cultural e social e como parecerista em projetos culturais estaduais e nacionais.

Jonas Alexandre Nunes Ribeiro - Secretário

CONSELHO CONSULTIVO

Nevair Regina Piovezana
Ana Flavia Piovezana
Paulo Soares
Iria M G da Rocha

Neiva Ortega (in memoriam) - Primeira presidente e fundadora da Instituição. Paulista de São José do Rio Preto, psicóloga organizacional e pós-graduada em Turismo e Hotelaria. Desde muito jovem envolvida com a arte e a cultura, especialista em projetos culturais, pesquisadora, articuladora, conselheira e delegada cultural, atriz de teatro, cantora, produtora, gestora cultural, administradora do Programa Nacional Bandas de Música da FUNARTE/MinC, em SC. Em 2013 criou o Núcleo de Projetos da Instituição, como Gestora Organizacional. Administrou e atuou na produção executiva do projeto Múltipla Dança - Festival Internacional de Dança Contemporânea, e na direção executiva do projeto nacional da Cia de Dança Lápis de Seda.