PROJETOS
Espetáculo Marina -
Ateliê Cia de Dança (2005)

Vencedor do II Palco Habitasul de Montagem Cênica 2005, o espetáculo Marina, da Ateliê Cia de Dança, foi baseado em conto de Éveli Queiroz. Oito dançarinos interpretam a história de Marina, uma mulher madura casada há muitos anos, traída pelo marido, que parte e se casa com uma mulher 20 anos mais jovem que ela. Marina se vê perdida e só. Numa manhã, um telefonema anônimo muda a sua vida. A misteriosa voz declama poemas e alimenta sua alma, um novo mundo se abre cheio de mistérios, sensações e sentimentos.

 

Partindo do texto, o elenco foi em busca de sons e de cores que os ajudassem a interpretar, através da dança, o conto de Éveli. A coreografia foi montada através de um processo coletivo de improvisações e leituras. A diretora Marta Cesar promoveu um encontro do elenco com profissionais de outras áreas artísticas, através de duas oficinas de desmontagem cênica oferecidas pela companhia para o público em geral. Uma delas, intitulada Oficina de composição coreográfica, foi ministrada pela própria diretora, e a outra, Oficina de cenografia, foi oferecida por Gustavo Takase, artista plástico que assinou o cenário do espetáculo. Durante as oficinas o elenco realizou importantes contatos e trocas com os participantes e pôde vislumbrar os limites do universo que trilhava para criar as cenas.

 

O cenário, composto por largos tecidos brancos na vertical do palco, apresentavam cenas de sombras de corpos e palavras que traduziam o manancial de esperas e buscas brancas, pelo qual a personagem evoluiu como passista e dona da própria história. A trilha sonora foi elaborada pelos bailarinos e contou com execução ao vivo, por improvisos de flautas e clarinete, já que grande parte do elenco é formada por músicos.

 

Ficha técnica:

Concepção e Direção: Marta Cesar

Assistente de Direção: Jefferson Bittencourt

Assistente de Coreografia: Diana Gilardenghi

Cenografia: Gustavo Takase

Figurinos: Luciana Siqueira

Iluminação: Irani Apolinário

Trilha Sonora: Pesquisa e seleção do grupo

Gravação: Alexei / Mateus Costa

Execução ao vivo: Lara Guimarães, Maiara Moraes e Marina Beraldo (flautas)

Maria Beraldo Bastos (clarinete)

Músicas: Bojo, Silvia Góes, Laurent Garnier e Grupo Cravo-da-Terra em Samba de um grande amor (Chico Buarque)

Programação Visual: Bob Barbosa

Projeto Gráfico: Fernando Rosa

Produção Executiva: Marta Cesar

Bailarinos: Giovanni Iasi, Gustavo Takase, Lara Guimarães, Maiara Moraes, Maria Beraldo Bastos, Marina Beraldo, Nora Silva e Paula Telles

Realização: Arte Movimenta

Fotos: divulgação