PROJETOS
Múltipla Dança 2010

O Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea chegou à quinta edição de 25 a 29 de maio de 2010, realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, com apoio do Instituto Arte Movimenta, em diversos espaços culturais da cidade. O encontro, parte do calendário cultural de Florianópolis, tem como meta a articulação de setores ligados à criação e difusão da dança contemporânea, a sensibilização do público para a dança/arte contemporânea, a profissionalização dos artistas locais e o aprofundamento do diálogo entre artistas atuantes em redes que favoreçam a circulação de ideias e obras de dança.

 

A quinta edição homenageou Anderson Gonçalves, bailarino do grupo catarinense Cena 11, falecido em janeiro de 2010. Espetáculos, oficinas, mostra de vídeodança, diálogos, performances e lançamento de livros fizeram parte das ações do Múltipla Dança, oferecidos a preços populares. Alguns destaques da programação: os espetáculos Céu da Boca, da Quasar Cia de Dança, de Goiânia; Castanha Sua Cor, do Grupo Grial, de Recife; O Corpo é a Mídia da Dança, do mineiro Vanilton Lakka; além da ação coreográfica SIM, do Grupo Cena 11 Cia de Dança. Entre os convidados deste ano destacamos a presença da argentina Cristina Turdo, que ministrou o curso Contato Improvisação: a dança da atenção, parceria com o projeto Entrando em Contato; e da carioca Regina Levy, produtora do Dança em Foco, que ministrou o curso Produção Cultural (numa ação do Múltipla Dança Desdobramentos, em junho do mesmo ano).

 

Um dos principais focos do encontro é a divulgação e qualificação dos grupos catarinenses. A estratégia escolhida em 2010 foi a de promover Ensaios Abertos: Trânsitos, Teoria e Prática, um espaço para exibição e discussão de trabalhos coreográficos com a orientação da Profa. Dra. Christine Greiner (SP).

 

Ficha técnica:

Direção geral: Marta Cesar

Coordenação de programação e curadoria: Jussara Xavier e Marta Cesar

Produção: Gisele Martins, Luiz Moukarzel e Marta Cesar

Projeto gráfico, assessoria de imprensa e site: Paula Albuquerque

Edição de textos: Jussara Xavier

Cobertura fotográfica: Cristiano Prim

Vídeo: Daniel Dombrosky

Teaser: Sarah Ferreira

Apoio Aliança Francesa: Adriana Bohnenberger e Cátia Bernardo

Apoio SESC-SC: Afonso de Souza, Denise Bendiner,  Luiz Henrique Gomes Martins e Michel Marques

Parceiros: Projeto Entrando em Contato, Dança em Foco, APRODANÇA

Agradecimentos: Luciane Pinheiro Pedro, Mary Garcia, Sandra Meyer, Roseli Pereira e Vera Torres.

Visite o site do Múltipla Dança: aqui