PROJETOS
Múltipla Dança 2016

Em sua nona edição, realizada de 24 a 29 de maio de 2016, o Múltipla Dança - Festival Internacional de Dança Contemporânea apostou na variedade de falas e proposições para se aproximar da dança. Contra as práticas excludentes e discriminatórias, destacou, nesta edição, a professora Ana Luiza Ciscato que, dotada de conhecimento e com firmeza de convicção, presta serviço ao pluralismo na dança. Diana Gilardenghi e Sandra Meyer, profissionais de destaque da dança local que, inclusive, foram homenageadas em edições anteriores do Múltipla Dança, estrearam, juntas, dois trabalhos nesta edição. Também a bailarina Elke Siedler nos presenteou com a estreia de sua nova produção, Rec(L)usadx. Temos orgulho em optar, sempre, por gerar visibilidade à dança catarinense e, neste sentido, brindamos o lançamento do livro Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções +Interseções] e a exibição do documentário Corpo Vodu.

 

Com múltiplas propostas de intervenção urbana, a exemplo da criadora mexicana Olga Gutiérrez e das bailarinas mineiras da Dança Multiplex, a dança entrou em modo de composição com a cidade, recriando ruas, parques, arquiteturas, sons, corpos e imagens. Para ampliar ainda mais o conjunto dos que trabalham a dança em diálogo permanente com o mundo em sua diversidade de conhecimentos, distinguimos a presença dos artistas Elías Aguirre e Rui Moreira. Além de bailarino e coreógrafo, o espanhol Elías Aguirre é artista visual, com uma formação que inclui fotografia, design, vídeo, clown e butoh. Já Rui Moreira, também bailarino e coreógrafo, dedica-se a pesquisas acerca da cultura popular brasileira e ocupa um papel central no mapa da dança do país: é articulador no processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA).

 

Ficha técnica:

Direção geral: Marta Cesar

Coordenação de programação e curadoria: Jussara Xavier e Marta Cesar

Produção executiva e coordenação administrativa: Neiva Ortega

Assistência de produção executiva: Gabriel Campos

Assistência de produção técnica: Juarez Mendonça

Projeto gráfico e mídia eletrônica: Paula Albuquerque e Fabio Dudas

Ilustração: Fabio Dudas, sobre foto de Elias Aguirre

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

Cobertura fotográfica: Clara Meirelles

Vídeo: Marco Martins

Agradecimentos: Ademir Dias, Alexandre Martins, Ana Paula Neto, André Augusto Crema, Camila Aschermann, Claudia Regina Marcante, Daiane Dordete, Eneléo Alcides, Felipe Arthur Moritz, Getúlio Inácio, Irma Paso, Ivo Godois, Maria Teresinha Debatin, Maria Tereza Piccoli, Raquel da Silva, Regina Levy, Selma Junkes

Realização e administração: Instituto Arte Movimenta

Visite o site do Múltipla Dança: aqui