PROJETOS
Projeto Quatro Estações - Oficinas de Outono (2008)

O Projeto Quatro Estações, inserido no Programa Nacional Bandas de Música do Ministério da Cultura, em parceria com a Funarte, com realização da ONG Arte Movimenta e  patrocínio da Rexroth Bosch Group, tem como objetivo a qualificação e a criação de uma rede de inclusão sócio-cultural das bandas de música do estado de Santa Catarina.

 

As Oficinas de Outono, parte das ações do projeto, aconteceram em Pomerode 20 a 25 de março de 2008, com inscrições gratuitas, para um público-alvo de integrantes das bandas, fanfarras e corporações locais, além da comunidade local interessada. Foram realizadas as seguintes oficinas gerais: Manutenção e reparos de instrumentos de sopro, com Sergio Luiz da Silva, Prática de repertório brasileiro e alemão, com Pedro Paes e Dietmar Wiedmann, Percussão e bateria, com Damaso Cerruti, Gestão da corporação, Saxofone/Flauta, com Felipe Moritz, e Gestão da corporação, com Neiva Ortega, coordenadora geral do Projeto Bandas SC, presidente do Instituto Arte Movimenta. O coordenador pedagógico do projeto foi o pianista e compositor Alberto Heller, graduado e pós-graduado como concertista pela escola Superior de Música ‘Franz Liszt’ em Weimar, Alemanha, tendo ainda Mestrado em educação e Doutorado em Teoria Literária (ambos pela UFSC).

Ao final das oficinas, no dia 25 de março, houve um Ensaio Aberto, Pavilhão de Eventos, aberto ao público, com o tema “a vivência da música brasileira e alemã”.