PROJETOS
Oficina da Primavera - CIC (2009) - Maestro Marcelo Jardim (UFRJ/Funarte)
Projeto Quatro Estações - Oficinas de Primavera (2008)

O Projeto Quatro Estações, inserido no Programa Nacional Bandas de Música do Ministério da Cultura, em parceria com a Funarte, com realização do Instituto Arte Movimenta e  patrocínio da Rexroth Bosch Group, tem como objetivo a qualificação e a criação de uma rede de inclusão sócio-cultural das bandas de música do estado de Santa Catarina.

 

As Oficinas de Primavera, parte das ações do projeto, aconteceram em Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura, nos dias 06 e 07 de dezembro de 2008. O concerto de abertura aconteceu no dia 05 de dezembro, com uma Banda convidada, às 20h, nos Jardins do Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis, com entrada franca.

Foram realizadas as seguintes oficinas gratuitas: Arranjo de Música Brasileira para Banda de Música, ministrada pelo saxofonista, clarinetista, arranjador e compositor Hudson Nogueira; Noções Básicas de Técnica de Ensaio e Regência de Bandas, ministrada pelo maestro Marcelo Jardim; Gestão da Corporação, ministrada pelos gestores Luis Alberto Martins de Freitas e Neiva Ortega e pelo músico especialista em manutenção e reparos de instrumentos Sergio Luiz da Silva. Na ocasião desta oficina, foram trabalhados partituras e manual de regência da Funarte, recém-elaborada pelos dois profissionais convidados, assim como a cartilha do Projeto Bandas SC, que trata da prática de assuntos do dia-a-dia das Corporações Musicais, resultado de pesquisas de campo. Este material é o início de um amplo processo de registros, no sentido de contribuir e embasar os músicos e regentes das corporações musicais, bem como os gestores envolvidos no processo.

Fotos: divulgação.