PROJETOS
Espetáculo Ora Bolas -
Ateliê Cia de Dança (2006)

Recorrendo aos jogos de encaixes, jogos sonoros, brinquedos e brincadeiras, os bailarinos compuseram cenas que passeiam entre as sensações e os sentimentos presentes no universo infantil. A trilha sonora é composta por músicas do grupo Palavra Cantada, em sua maioria instrumentais, permitindo às crianças liberdade para fazer uma leitura bastante individual sobre os temas expostos.

 

Durante o projeto de composição coletiva do espetáculo, a Ateliê Cia de Dança recebeu oficinas de danças populares, ministradas por artistas que têm em comum a experiência na produção artística para o público infantil. Nesta oficina o elenco teve contato com o cacuriá, o caroço e o jongo. Daí puderam recolher movimentos que caracterizam a brincadeira que surge das ações diárias do povo e a fé contida nas danças populares do Brasil. Através do uso de imagens e sugestões de movimentos, os bailarinos propuseram quadros de dança que interligavam brincadeiras, brinquedos, objetos, jogos de ritmos musicais e percussão corporal. Os alunos, por sua vez, ofereceram à companhia um laboratório expressivo de rico conteúdo, que pôde ser transformado em coreografia.

 

Pelo cenário e pelo figurino transborda a aquarela que tinge a cena: as cores primárias compõem o cenário, e o figurino apresenta as cores secundárias. Os materiais oferecem uma variedade divertida de texturas, moldados em formas geométricas. Assim, cores, texturas e formas se encontram e apresentam o jogo.

 

Ficha técnica:

Concepção e direção: Marta Cesar

Bailarinas: Izel Molinete, Mariana Molinos e Marina Beraldo

Produção executiva: Ive Luna

Iluminação: Irani Apolinário

Cenografia: Lucila Vilela

Figurinos: Luciana Siqueira

Trilha sonora: Palavra Cantada e Cravo-da-Terra

Gravação: Estúdio The Magic Place

Projeto gráfico: Fernando Rosa

Realização: Instituto Arte Movimenta

Fotos: divulgação